Tudo que você precisa saber sobre a Final da Libertadores, entre Flamengo e Athletico-PR, em Guayaquil – Equador!
A final brasileira
A saber, a Final da Libertadores já está definida e, mais uma vez, será entre dois clubes brasileiros. Nesse sentido, Flamengo e Athletico-PR se encontram em Guayaquil, no Equador, para disputar a terceira final entre as equipes desde 2013. Portanto, no post de hoje, vamos falar sobre as equipes e suas trajetórias na Libertadores até a Final – que acontece dia 29 de outubro.
Flamengo
A princípio, o Flamengo tem a chance de se tornar a segunda equipe a vencer a Libertadores de forma invicta, igualando o feito do Corinthians de 2012. O rubro-negro carioca, nesse sentido, possui 11 vitórias e 1 empate em 12 partidas. Caso seja campeão, terá o segundo melhor aproveitamento da história da Libertadores, perdendo apenas para o Estudiantes de 1969, que possui 100%. A diferença entre as campanhas, no entanto, é que o Estudiantes entrou direto nas semifinais, pois era o atual campeão do torneio.
A campanha do clube carioca não foi marcante só pelas vitórias, mas também pelo domínio em campo. Nesse sentido, em 12 jogos, são 32 gols marcados e apenas 8 sofridos – vencendo todas as partidas do mata-mata. Além disso, vale destacar que a equipe mudou de treinador durante a competição, mais especificamente nas oitavas de final. O que parecia um cenário complicado, transformou-se em um triunfo, visto que o Flamengo no mata-mata não deu chance aos seus oponentes. Veja abaixo o retrospecto:
- Oitavas de Final: Flamengo x Tolima – 8 a 1 (agregado)
- Quartas de Final: Flamengo x Corinthians – 3 a 0 (agregado)
- Semifinais: Flamengo x Vélez – 6 a 1 (agregado)
Ao todo, foram 17 gols marcados a apenas 2 gols sofridos em 3 jogos. O domínio, desse modo, passa muito pelos pés de Pedro, atacante rubro-negro que vive fase iluminada – sendo até mesmo cogitado para a Copa do Mundo. Nesse sentido, em 2022, após a semifinal, é o jogador do Flamengo com mais gols em uma única edição de Libertadores, com 12, superando Zico (1981) e Gabigol (2021), que anteriormente haviam marcado 11 gols. Além disso, é o terceiro maior artilheiro do clube na competição, com 16 gols no total.
Athletico-PR
Por outro lado, temos o Athletico-PR, um dos times brasileiros presentes na competição, mas que não era visto como favorito. Nesse sentido, vale destacar o trabalho do treinador Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que segue fazendo história. Na atual temporada, são 33 jogos, 18 vitórias, 10 empates e apenas 5 derrotas. A saber, o técnico é um dos maiores brasileiros na história da Libertadores, visto que nunca saiu da competição antes das quartas de final. Nesse sentido, é o treinador brasileiro com mais finais no torneio, superando Telê Santana e Renato Gaúcho.
O Athletico, portanto, fez uma campanha excelente, principalmente nas semifinais, quando bateu o favorito Palmeiras de Abel Ferreira. O clube, desse modo, quebrou recordes nesta edição de Libertadores. A saber, venceu o Estudiantes fora de casa (nunca havia perdido em 24 jogos de mata-mata). Além disso, acabou com a invencibilidade do Palmeiras como visitante (20 jogos – a maior da história). Por fim, eliminou Abel Ferreira da competição pela primeira vez, em 11 mata-matas. Veja abaixo o retrospecto da equipe na Libertadores:
- Oitavas de final: Athletico-PR x Libertad – 3 a 2 (agregado)
- Quartas de final: Athletico-PR x Estudiantes – 1 a 0 (agregado)
- Semifinais: Athletico-PR x Palmeiras – 3 a 2 (agregado)
Pode-se perceber, portanto, que o Athletico não faz tantos gols quanto o Flamengo, mas o sistema defensivo da equipe é extremamente sólido. Nesse sentido, o time, quando teve a presença dos defensores Thiago Heleno e Pedro Henrique, por competições internacionais, venceu 12 jogos em 18 oportunidades, com apenas 2 derrotas. Além disso, contou com 24 gols marcados e sofreu apenas 9, terminando 61% dos jogos sem sofrer gols – 11 de 18.
Encontro em finais
Por fim, o encontro de rubro-negros não é novidade, visto que essa é a terceira final entre as equipes desde 2013. A saber, o retrospecto favorece o Flamengo, que venceu a Copa do Brasil em 2013 e a Supercopa do Brasil em 2020. No entanto, quando falamos de mata-mata no modo geral, o cenário muda. Em duelos mata-mata, o equilíbrio prevalece, visto que cada equipe avançou em três ocasiões – a mais recente sendo o Flamengo em 2022, nas quartas de final da Copa do Brasil.
Portanto, o duelo, além de decidir a Libertadores, é mais um episódio de um embate que vem sendo cada vez mais comum no futebol brasileiro. A partida acontece no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental, em Guayaquil, Equador.
Turista FC na Final da Libertadores
O TURISTA FC preparou um pacote completo para os amantes do futebol, com ingressos incluídos, que vai garantir uma experiência única em Guayaquil, a cidade sede da Final da Libertadores 2022! Dessa forma, estamos preparando uma inesquecível experiência para os torcedores brasileiros, que vai proporcionar grandes momentos na capital equatoriana que oferece cultura, gastronomia e história!
Nesse sentido, vamos repetir o sucesso da Final em Montevidéu em 2021, onde tivemos o prazer de levar centenas de fanáticos de ambas as torcidas para viverem uma experiência épica. Em Guayaquil não será diferente e por isso nós preparamos uma solução completa para os torcedores brasileiros, que inclui: ingresso para a final da Libertadores, passagens aéreas saindo de SP e RJ, hospedagem de qualidade e acompanhamento de nossa equipe de especialistas.
Para saber mais sobre o Pacote completo da Torcida Brasileira para a Final da Libertadores, clique aqui e não perca tempo!
Dessa forma, fique ligado nas nossas mídias – Instagram, Twitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Futebol Europeu: Fifa The Best vai considerar Mundial