Tudo que você precisa saber sobre a aposentadoria de um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos, Roger Federer.
Roger Federer, lenda do tênis
A princípio, nesta quinta-feira (15), Roger Federer, lenda do tênis, anunciou sua aposentadoria. O jogador não irá participar de torneios válidos pelo ranking da ATP e sua última competição da carreira será a Laver Cup – espécie de duelo entre europeus e o restante do mundo. Nesse sentido, o torneio acontece na semana que vem, em Londres, entre os dias 23 e 25 de setembro. Além disso, a competição marca a presença do “Big Four” no mesmo time pela primeira vez na história. Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray estarão juntos na Laver Cup, representando o Time Europa.
Desse modo, veja o que Federer falou sobre esse momento. “De todas as coisas boas que o tênis me deu, sem dúvida a melhor delas foram as pessoas que conheci: amigos, adversários e, mais importante de tudo, todos os fãs que dão vida a esse esporte. Hoje, gostaria de compartilhar uma novidade com todos vocês” – afirmou o tenista.
A saber, o suíço já está sem jogar um torneio oficial desde julho do ano passado, quando, em Wimbledon, chegou até as quartas de final e acabou caindo para o polonês Hubert Hurkacz. Nesse sentido, há cerca de um mês, Federer “sumiu” do ranking da ATP, visto que a classificação soma pontos dos últimos 12 meses.
“Como muitos sabem, nos últimos três anos eu enfrentei muitas lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar em um nível totalmente competitivo. Mas eu conheço meu corpo e seus limites, e os sinais que ele vem me dando são claros. Estou com 41 anos, joguei mais de 1.500 partidas em 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo e tenho que reconhecer que é a hora de encerrar minha carreira competitiva” – disse, em carta de despedida.
Conquistas
A saber, Roger Federer é um dos maiores vencedores da história do esporte e durante muito tempo foi o número 1 do mundo. Nesse sentido, o tenista possui, em toda a carreira, 1.526 jogos, com 1.251 vitórias – 82% de aproveitamento. Além disso, permaneceu 310 semanas como o número 1 do mundo (entre 2004 e 2018). Portanto, veja abaixo algumas das conquistas mais importantes em sua carreira:
- 103 títulos profissionais na carreira;
- 20 Grand Slams;
- 6 vitórias no Masters;
- 2 medalhas olímpicas – 1 ouro e 1 prata;
- 100M € em prêmios na carreira;
- Primeiro tenista a ultrapassar a marca dos bilionários.
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram, Twitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Brasil: documentário conta os bastidores do penta