Fórmula 1: veja os 5 brasileiros vencedores

Fórmula 1

Tudo que você precisa saber sobre os cinco brasileiros que já venceram a Fórmula 1 nesses 50 anos de F1 no Brasil.

50 anos de Fórmula 1 no Brasil

A princípio, a Fórmula 1 se prepara para voltar ao Brasil, no dia 13 de novembro, no GP de São Paulo. Nesse sentido, dos 32 brasileiros que a categoria já teve em 72 anos, apenas cinco tiveram o privilégio de vencer em casa – seja no Autódromo de Interlagos ou no Circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Desse modo, veja abaixo um pouco mais sobre as conquistas dos pilotos no Brasil.

Emerson Fittipaldi (1973/74)

Emerson Fittipaldi comemora sua vitória em 1973. Foto: Bernard Chier/Getty Images - Fórmula 1
Emerson Fittipaldi comemora sua vitória em 1973. Foto: Bernard Chier/Getty Images

Primeiramente, temos Emerson Fittipaldi, o primeiro brasileiro campeão da F1. A saber, Fittipaldi fez história ao levar o Brasil para o lugar mais alto do pódio de Interlagos – de forma inédita. Nesse sentido, foi em 1973, quando o GP do Brasil passou a ser válido para o Mundial. Logo após a largada, Emerson já conquistou a primeira posição do pole Ronnie Peterson. Entretanto, nas primeiras oito voltas, Peterson, Wilsinho Fittipaldi e Pace abandonaram com problemas. Nesse momento, Emerson já administrava a vantagem de oito segundos sobre Jackie Stewart. Mas, segundo o campeão, a corrida não foi tão tranquila quanto dizem, visto que, devido ao forte calor no Rio de Janeiro, o atleta afirma ter poupado o carro.

Sua segunda conquista, nesse sentido, foi no ano seguinte, quando o brasileiro partiu da posição de honra pela primeira vez na etapa. A saber, Emerson, superado por Carlos Reutemann, que abandonou logo em seguida, teve que segurar Peterson por algumas voltas. No entanto, por conta da chuva, a corrida terminou com oito voltas de antecipação, consagrando Emerson bicampeão em solo brasileiro.

José Carlos Pace (1975)

José Carlos Pace no pódio de Interlagos em 1975. Foto: Reprodução
José Carlos Pace no pódio de Interlagos em 1975. Foto: Reprodução

A segunda vitória brasileira no GP do Brasil veio com a primeira dobradinha de dois pilotos do país, visto que Fittipaldi terminou na segunda posição. A saber, Emerson era o grande favorito para vencer em Interlagos, mas devido a uma saída ruim, ficou fora da briga. Por outro lado, quem se destacou foi Pace, da Brabham, que duelou com Jean-Pierre Jarier até um problema na alimentação do combustível ceder a liderança para o brasileiro.

Este título, portanto, foi a única vitória de Pace na F1. O paulista faleceria dois anos depois num acidente de avião, na Serra da Cantareira. Logo após isso, como forma de homenagem, o Autódromo de Interlagos recebeu seu nome.

Nelson Piquet (1983/86)

Nelson Piquet no pódio, em 1986, ao lado de Ayrton Senna. Foto: Divulgação/ Williams - Fórmula 1
Nelson Piquet no pódio, em 1986, ao lado de Ayrton Senna. Foto: Divulgação/Williams

O tricampeão mundial é o único dessa lista que não venceu em Interlagos, mas sim em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, seu primeiro triunfo foi na temporada de seu bicampeonato, em 1983. Em terceiro, Piquet assumiu a liderança em dez voltas enquanto os vice-líderes sofriam com problemas – quebras (John Watson) e incêndio nos boxes (Keke Rosberg).

No segundo triunfo, em 1986, o atleta protagonizou a terceira dobradinha brasileira da história ao chegar à frente de Ayrton Senna, que ficou em segundo.

Ayrton Senna (1991/93)

Ayrton Senna, em 1991. Foto: Getty Images
Ayrton Senna, em 1991. Foto: Getty Images

Depois de muitas tentativas frustradas, Ayrton Senna enfim venceu o GP de 1991, em uma vitória dramática em Interlagos na temporada de seu tri mundial. Nesse sentido, largando da pole sob chuva, Senna sofreu pressão de Nigel Mansell até o britânico abandonar a corrida na volta 60. Entretanto, o drama ficou para trás por conta das marchas, visto que o brasileiro perdeu da terceira à quinta, ficando travado na sexta. Desse modo, assim ele terminou as últimas sete voltas, vencendo por 3 segundos de diferença sobre Riccardo Patrese.

A segunda conquista, assim como a anterior, foi cheia de altos e baixos, com muita emoção. Nesse sentido, na volta 24, o paulista foi punido com stop-and-go por ultrapassar um retardatário sob bandeira amarela. Entretanto, quando a chuva aumentou, na volta 27, veio a recuperação histórica do piloto. No giro final, a conquista estava sob risco, pois a luz vermelha no cockpit indicou queda de pressão na unidade de potência. Apesar disso, Senna finalizou a corrida e o motor só falhou após a linha de chegada.

Felipe Massa (2006/08)

Felipe Massa comemorando a vitória no GP do Brasil em 2006. Foto: Getty Images
Felipe Massa comemorando a vitória no GP do Brasil em 2006. Foto: Getty Images

Por fim, mas não menos importante, temos Felipe Massa – atual piloto da Stock Car. Nesse sentido, também não faltou emoções para o brasileiro nas duas conquistas. Na primeira, Felipe – ainda jovem – recolocou o Brasil no local mais alto do pódio pela primeira vez desde Senna em 1993. A saber, neste mesmo GP, Fernando Alonso conquistou seu bicampeão mundial e Schumacher fez sua primeira despedida da Fórmula 1.

Por outro lado, na segunda, o título mundial estava em jogo. Por alguns segundos, o brasileiro esteve com os dedos na taça, mas quem venceu foi Lewis Hamilton, por apenas um ponto de diferença. Entretanto, apesar disso, Massa conquistou a vitória no circuito paulista e o vice-campeonato da F1 2008.

Viaje com a Turista FC

A princípio, por sermos amantes do futebol e dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para alguns dos principais eventos esportivos do mundo, estas com acompanhamento local.

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: NBA: Luka Doncic quebra marca de lenda da liga