Tudo que você precisa saber sobre a final da Copa Libertadores da América 2023, que acontecerá no Maracanã, no dia 11 de novembro.
Final da Libertadores de 2023 será no Maracanã
Nesta quinta-feira (9), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou o local da final da Copa Libertadores da América. Nesse sentido, o palco da final será o Maracanã, no Rio de Janeiro, que receberá a partida no próximo dia 11 de novembro. A entidade também anunciou o local da final da Sul-Americana, que será em Montevidéu, no Uruguai.
“Por decisão do Conselho da CONMEBOL, a final da Libertadores será realizada no Rio de Janeiro no estádio do Maracanã e a final da Sul-Americana em Montevidéu”, escreveu o presidente Conmebol, Alejandro Domínguez, em suas redes sociais.
A princípio, a CBF apresentou candidatura brasileira às sedes das finais das duas competições. Nesse sentido, em relação à Libertadores, o que motivou a Conmebol foi a presença dos times brasileiros nas finais recentes da competição: Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020.
Por outro lado, na Sul-Americana, o Brasil era considerado um destino natural, visto que a decisão do ano passado já estava marcada para Brasília. Entretanto, o destino final foi Córdoba, na Argentina, por causa das proximidades com as eleições gerais no Brasil.
A saber, o Maracanã já foi palco de outras finais de Libertadores – a mais recente, em 2020, na final entre Santos e Palmeiras. Portanto, veja abaixo as final que já ocorreram no Maracanã:
Finais de Libertadores no Maracanã
- Santos x Boca Juniors – 1963 (1° jogo): o lendário time do Santos, com Pelé, Coutinho, Zito e Pepe, decidiu a final da Libertadores de 1963 com o Boca Juniors. Nesse sentido, a primeira partida aconteceu no Maracanã, onde o Santos venceu por 3 a 2. Oito dias depois, na Bombonera, venceu por 2 a 1 e garantiu o título.
- Flamengo x Cobreloa – 1981 (1° jogo): quase 20 anos depois, o palco sagrado do Rio de Janeiro voltou a receber uma final da Libertadores. Dessa maneira, o Flamengo enfrentava o Cobreloa no primeiro jogo da decisão. A partida terminou 2 a 1 para o clube carioca, com dois gols de Zico. Na partida de volta, a equipe chilena venceu por 1 a 0, o que levou a um terceiro jogo, que terminou 2 a 0 para o Flamengo, que sagrou-se campeão da Libertadores pela primeira vez.
- Fluminense x LDU – 2008 (2° jogo): logo após a derrota por 4 a 2 no Equador, o Fluminense venceu por 3 a 1 no Rio de Janeiro (com três gols de Thiago Neves) e viu a decisão ir para os pênaltis. O cenário parecia perfeito para o título do tricolor carioca, mas Cevallos brilhou na disputa final e a LDU ficou com o título, após vencer por 3 a 1 nos pênaltis.
- Palmeiras x Santos – 2020: a segunda final em jogo único aconteceu no Maracanã, entre dois clubes brasileiros – e rivais. Nesse sentido, Palmeiras e Santos decidiram a final da Libertadores de 2020 no Rio de Janeiro. Entretanto, apesar de ser a final da edição 2020, a partida aconteceu em 2021 por conta da paralisação da Covid-19. Dessa maneira, o jogo terminou 1 a 0 para o Palmeiras, com gol de Breno Lopes aos 53 do segundo tempo, levando o alviverde ao bicampeonato.
Viaje com a Turista FC
A princípio, por sermos amantes do futebol e dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para alguns dos principais eventos esportivos do mundo, estas com acompanhamento local.
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — Instagram, Twitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Champions League: tudo sobre os jogos desta quarta