Entenda tudo sobre a Fórmula 1 e o motivo da modalidade ter se tornado um fenômeno atualmente – principalmente entre os jovens.
O que explica o sucesso da Fórmula 1?
Na década de 1990, era comum a união das famílias, domingo de manhã, para acompanhar as corridas de automobilismo. O Brasil, mesmo com distâncias continentais, parecia caber em uma televisão e no sentimento de representatividade mundo afora – e isso tem um nome: Ayrton Senna. O piloto, à época, foi um dos maiores ídolos da história do país e uniu a nação em prol do esporte, popularizando a Fórmula 1. Logo após o seu falecimento, em 1994, o esporte, de certa forma, entrou em baixa e muitos fãs deixaram de acompanhar. No entanto, nos últimos anos, o movimento de Fórmula 1 tem crescido cada vez mais – no Brasil e no mundo – com streaming, aplicativos e influenciadores.
Portanto, no post de hoje, entenda o crescimento e o sucesso da Fórmula 1 entre os jovens.
O “Boom” recente do esporte
A princípio, o sucesso da Fórmula 1 não é tão recente quanto você pensa. O esporte voltou a ficar em evidência entre 2019 e 2020, quando pegou a dianteira e tornou-se o esporte de maior engajamento no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube em todo mundo – desbancando Champions League, NBA, UFC e mais. Os dados, nesse sentido, vêm da newsletter Huddle Up, especializada em negócios por trás do esporte.
A saber, o conteúdo é [virtualmente] infinito, indo de curiosidades e informações do esporte até bastidores, treinos e corridas. Além disso, conteúdos sobre os pilotos em si vêm crescendo cada vez mais. Ou seja, é um segmento que pode ser explorado de todas as maneiras.
Todavia, isso teve um início: 2016, quando a Liberty Media comprou a Fórmula 1 por US$ 4,4 bilhões. Ano após ano, a companhia vem trabalhando a imagem da modalidade para modernizar e, principalmente, renovar o público que consome. E deu certo.
Streaming
Em março de 2019, a Netflix lançou, em parceria com a Fórmula 1, a série documental: “F1: Dirigir para Viver”. A saber, o documentário mostra os bastidores do esporte, com momentos épicos e nunca antes vistos. A série, desse modo, já encontra-se na quinta temporada – liberada na plataforma. A sexta temporada já está em processo de gravação.
O resultado? Mais de 60 milhões de seguidores em suas mídias sociais – inclusive na China. Nesse sentido, no geral, a modalidade viu um crescimento de 28%, segundo organizadores, e de 13% no TikTok, plataforma onde a aceleração foi maior em 2023. De acordo com o especialista em inovação no esporte Felipe Ribbe, a humanização da Fórmula 1 foi fundamental para o crescimento.
“Quando você assiste a uma corrida, você não vê o piloto, né? Você vê um cara de capacete, então não cria uma relação humana com ele. Com a série da Netflix e as redes sociais, esses caras ganham rostos, criam-se histórias e se aproximam do público em geral”, afirma Ribbe.
O investimento parece estar dando certo, visto que, de acordo com os dados divulgados pela Liberty Media, a idade média dos consumidores do esporte caiu de 36 para 32. A saber, a faixa etária é menor que da NFL (49 anos) e NBA (42).
GP do Brasil com o Turista FC
A Fórmula 1 está de volta ao Brasil, em 2023. A 22ª etapa do Mundial promete ser eletrizante e, certamente, uma das melhores da temporada atual. A saber, Interlagos será o palco do GP do Brasil mais uma vez e o Turista FC não vai deixar você de fora! Nesse sentido, clique aqui e veja todas as informações a respeito do nosso pacote para o GP do Brasil!
Além disso, fique ligado nas nossas mídias — Instagram, Twitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Libertadores: tudo sobre o sorteio das oitavas de final