Os maiores artilheiros da Copa América

Maiores artilheiros Copa América

Saiba tudo sobre os maiores artilheiros da história da Copa América, uma das competições mais importantes do futebol sul-americano.

Quais os maiores artilheiros da história da Copa América?

A Copa América de 2024 está próxima do seu início, que acontece em junho, e já está no momento de começar a se preparar para sua viagem. A princípio, o torneio sempre foi palco de grandes craques que marcaram história e deixaram seu nome entre os eternos da competição – como campeões ou com conquistas individuais. Nesse sentido, no post de hoje, veja os maiores artilheiros da história da Copa América.

Paolo Guerrero

Copa América
Paolo Guerrero em Australia x Peru — Foto: REUTERS/Max Rossi

Abrindo o top-5, temos um jogador que ainda está em atividade (e que pode buscar o topo): Paolo Guerrero. A saber, o atacante peruano possui 14 gols na competição. Em 2019, o atacante se tornou apenas o segundo na história a ser artilheiro da competição em três edições. Além de 2019, o centroavante havia conquistado a artilharia em 2011 e 2015. Nesse sentido, na década de 1920, o uruguaio Pedro Petrone foi quem mais marcou nas edições de 1923, 1924 e 1927.

Apesar da história na competição, ficou de fora da última edição, em 2021, por razões técnicas. A comissão da seleção entendeu que o veterano não estava em bom momento – o que o deixou de fora.

Severino Varela e Teodoro Fernández

Copa América
Severino Varela pelo Boca Juniors. Foto: Reprodução

Empatados, Severino Varela e Teodoro Fernández aparecem por aqui. A saber, ambos possuem 15 gols pela Copa América. A princípio, o uruguaio Severino Varela venceu a edição de 1942, tornando-se ídolo da seleção. Além disso, é ídolo no Peñarol e no Boca Juniors – clubes mais populares de seus países nas décadas de 1930 e 1940.

Teodoro Fernández com a camisa da seleção peruana. Foto: Reprodução

Por outro lado, o peruano Teodoro Fernández, que também possui 15 gols, é considerado o maior jogador peruano de toda a história. A saber, atingiu seu ápice na competição quando venceu e foi o artilheiro, com 7 gols, em 1939.

Zizinho e Norberto Méndez

Copa América
Zizinho, o ídolo de Pelé. Foto: Reprodução/Jornal

Por fim, os dois maiores artilheiros da história da Copa América: Zizinho e Norberto Méndez, ambos com 17 gols. A princípio, Zizinho era o principal jogador do Brasil à época. Conhecido por seus dribles e por ser o ídolo de Pelé, venceu a Copa América em 1949. Sua influência foi tão grande que, na edição de 2019 – que aconteceu no Brasil -, o ex-jogador recebeu homenagem através do mascote do torneio, que se chamava Zizito.

O maior artilheiro da Copa América. Foto: Reprodução

Por outro lado, temos Norberto Méndez, o argentino que é um dos maiores jogadores da competição. A saber, o jogador atuou nas edições de 1945, 1946 e 1947 – e venceu todas. É tricampeão e foi artilheiro em 1945, com seis gols.

Maior artilheiro em uma só edição

A princípio, em 1949, o brasileiro Jair Rosa Pinto foi o primeiro jogador a marcar 9 gols em uma única edição da Copa América. Logo após, sua marca foi repetida em 1957, quando Humberto Maschio, da Argentina, e Javier Ambrois, do Uruguai, dividiram a artilharia do campeonato sul-americano.

No entanto, em toda a história da Copa América nenhum jogador jamais conseguiu marcar 10 gols em uma única edição.

PACOTE COPA AMÉRICA 2024 COM O TURISTA FC

Por fim, acompanhando o Brasil, o Turista FC estará na Copa América 2024, que acontecerá nos Estados Unidos. Além disso, estamos trabalhando com ingressos para os jogos da seleção brasileira, sempre com condições favoráveis. Portanto, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe e consulte os mais diversos valores. Esteja presenta na história da nova era da seleção brasileira, com Endrick, Dorival Jr. e companhia!

Clique no link abaixo e saiba mais informações:

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Quais os maiores campeões da Copa América?