Qual o maior jogo da história da Libertadores? Confira os cinco maiores confrontos da história da competição no Turista FC.
Qual o maior jogo da história da Libertadores?
A princípio, a Libertadores da América é um torneio que transcende fronteiras, unindo nações em uma paixão compartilhada pelo esporte. A saber, desde sua fundação em 1960, a Libertadores é palco de momentos épicos, rivalidades fervorosas e jogos memoráveis que estão na mente dos fãs para sempre. Dentro deste universo, surge a pergunta: qual o maior jogo da história da Libertadores? Confira abaixo os 5 maiores jogos da história da Libertadores da América.
5 – Palmeiras x Corinthians (2000)
Abrindo a lista, temos uma das partidas mais emblemáticas da história do futebol brasileiro na Libertadores: a semifinal entre Palmeiras e Corinthians, em 2000. A saber, a partida aconteceu um ano depois do Palmeiras vencer o Corinthians nas quartas de final. No entanto, em 2000, o duelo começou diferente, visto que o Corinthians venceu por 4 a 3 no jogo de ida. Todavia, o cenário que parecia épico para o alvinegro, deu errado.
Na segunda partida, o Timão até começou vencendo, mas tomou a virada do Palmeiras e viu o jogo ir aos pênaltis. Na decisão final, o Palmeiras eliminou o Corinthians e garantiu a vaga na final, contra o Boca Juniors.
4 – Flamengo x Cobreloa (1981)
Em uma das finais mais movimentadas da história – seja na bola ou na fisicalidade -, o Flamengo vence o Cobreloa após três partidas, em 1981. O primeiro jogo, no Maracanã, terminou 2 a 1 para o Flamengo. No entanto, no jogo de volta, no Chile, o Cobreloa vence por 1 a 0 diminui a vantagem. Dessa maneira, o jogo precisou de uma terceira partida de desempate – onde o rubro-negro se saiu melhor.
No terceiro e último jogo, o Flamengo venceu por 2 a 0, com dois gols de Zico, e confirmou seu primeiro título de Libertadores da história.
3 – Boca Juniors x Santos (1963)
Há 60 anos, o Santos se tornava bicampeão da Libertadores da América. A saber, era a quarta edição da competição e o Santos, em 1962, tornou-se o primeiro time brasileiro a vencer. Já no ano seguinte, venceu novamente. A grande final entre Santos e Boca Juniors aconteceu no antigo formato de dois jogos, mas existia um claro favorito: o time do Rei Pelé – que foi campeão da maneira invicta.
O primeiro jogo, no Maracanã, 3 a 2 para o Santos. Já na última partida, na Argentina, 2 a 1. Este ano é considerado um dos melhores da história do clube, visto que venceu também Rio-São Paulo, Brasileiro e Mundial.
2 – Flamengo x River Plate (2019)
Um confronto que é histórico por vários motivos – seja pelo roteiro do jogo em si ou por ser a primeira final única da história da Libertadores. O Flamengo de 2019 é considerado por muitos como o melhor time brasileiro do século e confirmou o favoritismo ao vencer a Libertadores.
No entanto, o jogo não foi tão simples como parece. A final esteve nas mãos do River Plate até o final do segundo tempo, quando ainda vencia por 1 a 0. Todavia, em cerca de dois minutos, Gabriel Barbosa – o Gabigol – marcou dois gols e virou o placar. Foi a confirmação de uma campanha épica, que se estendeu também no Campeonato Brasileiro daquele ano, que o time foi campeão com o recorde de pontos (90).
1 – River Plate x Boca Juniors (2018)
Por fim, claro, a grande final e o maior jogo da história da Libertadores: o encontro entre River Plate e Boca Juniors na decisão de 2018. Estamos falando aqui da maior rivalidade do futebol sul-americano e uma das maiores do mundo. O primeiro jogo, na Bombonera, terminou em 2 a 2 e a definição ficou para o segundo jogo. No entanto, a partida, que ia ser no Monumental de Nuñez, aconteceu no Santiago Bernabéu por conta de atentados contra o ônibus do Boca. Dessa maneira, foi o primeira vez que uma partida da competição aconteceu na Europa. Além disso, foi também a primeira final entre times argentinos.
No jogo, o Boca Juniors saiu na frente, mas cedeu o empate e, na prorrogação, o River Plate conseguiu o tetracampeonato.
QUAIS AS DATAS DOS JOGOS DA LIBERTADORES 2024?
A princípio, a fase de grupos da Libertadores 2024 começa na primeira semana de abril, com jogos entre os dias 2 e 4. A última rodada, todavia, acontece entre 28 e 30 de maio.
QUANDO SERÁ A FINAL DA LIBERTADORES 2024?
Por fim, a final da Libertadores acontecerá em Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, o estádio ainda não foi divulgado. A partida acontece no dia 30 de novembro, em jogo único.
QUAL A PREMIAÇÃO DA LIBERTADORES 2024?
A saber, o campeão da competição receberá até US$ 33,05 milhões (R$ 166,2 milhões). O valor, nesse sentido, possui cinco milhões de dólares a mais que o vencedor da final da Libertadores do ano passado.
LIBERTADORES 2024 COM O TURISTA FC
A princípio, por sermos amantes do futebol e dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para algumas das principais competições do mundo, estas com acompanhamento local.
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — Instagram, Twitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Quais os favoritos ao título da Copa América