Tudo que você precisa saber sobre o retorno da Toyota para a Fórmula 1 após 15 anos – aqui no Turista FC.
Toyota surpreende e anuncia retorno após 15 anos
A saber, a Toyota surpreendeu o mundo do automobilismo ao anunciar seu retorno à Fórmula 1 após 15 anos fora da categoria. Nesse sentido, na última quinta-feira (11), a montadora divulgou uma parceria técnica com a equipe Haas, o que marca um movimento inesperado para muitos entusiastas da F1. A aliança entre a Toyota Gazoo Racing e a Haas promete trazer uma nova dinâmica para a categoria, com foco no desenvolvimento de tecnologia, peças e aprimoramento de pilotos.
Dessa maneira, com o retorno, a Toyota busca recuperar o prestígio e a presença global que tinha nas competições de automobilismo de elite. Entre 2002 e 2009, esteve presente na Fórmula 1 com uma equipe própria, produzindo carros e motores. No entanto, apesar de grandes investimentos e expectativas, a montadora deixou a categoria sem conseguir vencer uma corrida sequer. Esse histórico deixou a marca com uma sensação de “assunto inacabado”, o que torna o retorno ainda mais significativo para a empresa e seus fãs.
“Temos o prazer de anunciar que a Haas e a Toyota concluíram um acordo básico para entrar em uma parceria técnica, como o desenvolvimento de veículos da Haas”, afirmou Tomoya Takahashi, presidente da divisão de automobilismo da Toyota.
Parceria com a Haas: uma nova abordagem
Nesse sentido, diferente de sua primeira vez, quando operava como uma equipe independente, o retorno à Fórmula 1 em 2024 será em conjunto com a Haas. Portanto, a montadora não voltará a operar como uma equipe própria, mas fornecerá suporte técnico e de engenharia. Além disso, irá colaborar na fabricação de peças e no desenvolvimento dos pilotos da equipe norte-americana.
Essa estratégia permite à Toyota concentrar-se em áreas específicas onde possui especialização, como inovação tecnológica e desenvolvimento de motores. Por outro lado, a Haas se beneficia dessa cooperação para fortalecer sua estrutura. A parceria promete não apenas aumentar a competitividade da equipe, mas também promover um intercâmbio de conhecimentos entre as duas empresas.
“Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Sr. Gene Haas, Sr. Ayao Komatsu, Sr. Stefano Domenicali [CEO da Fórmula 1], Sr. Fred Vasseur [chefe de equipe da Ferrari] e todos os nossos parceiros pela cooperação e compreensão excepcionais nesta parceria”, continuou.
O acordo, além disso, envolve a troca de engenheiros entre as duas organizações, o que é um indicativo de que a Toyota pretende trazer a sua vasta experiência em competições mundiais. A divisão esportiva Toyota Gazoo Racing já é bem estabelecida nessas categorias, e seu sucesso pode ser um trunfo para ajudar a Haas a subir de patamar na Fórmula 1.
Toyota Gazoo Racing: de volta à F1
A saber, a Toyota Gazoo Racing – divisão esportiva que atualmente compete com grande sucesso no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e no Campeonato Mundial de Rally (WRC) – será a responsável por comandar o retorno da montadora à Fórmula 1. Nesse sentido, com vitórias consistentes no WEC e um domínio significativo no WRC, a Toyota Gazoo Racing construiu uma reputação de excelência em competições automobilísticas. Agora, a equipe enfrenta o desafio de adaptar suas operações à Fórmula 1, que possui características distintas dos campeonatos citados.
O histórico da Toyota na Fórmula 1
Entre 2002 e 2009, a Toyota investiu em sua equipe de Fórmula 1. A expectativa era de que a montadora japonesa, com seus vastos recursos financeiros e experiência em outras categorias, rapidamente se tornasse uma força dominante no esporte. No entanto, a realidade foi mais desafiadora do que o previsto. Durante seus oito anos na F1, a Toyota não conseguiu vencer nenhuma corrida. A saber, seu melhor resultado foi em 2005, quando terminou em quarto lugar no campeonato de construtores. Embora o time tenha conquistado alguns pódios ao longo dos anos, faltou consistência para competir com as principais equipes da época, como Ferrari, McLaren e Renault.
Além disso, a crise econômica global de 2008 foi o golpe final para o projeto da Toyota na F1. Com o alto custo de participação na categoria e a necessidade de cortes orçamentários, a montadora decidiu se retirar da Fórmula 1 no final de 2009.
Próxima etapa: GP dos Estados Unidos
Por fim, o retorno da Toyota à Fórmula 1 coincide com a expectativa de uma das corridas mais aguardadas do calendário: o GP dos Estados Unidos. Realizado no Circuito das Américas, em Austin, Texas, o evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro e será a 19ª etapa do campeonato de 2024.
O GP dos Estados Unidos, além disso, marca o retorno das corridas sprint – um formato de prova que adiciona uma corrida curta no sábado, com pontos extras sendo concedidos aos oito primeiros colocados.
A programação do GP dos Estados Unidos será a seguinte:
Sexta-feira, 18 de outubro
- 14h30: Primeiro treino livre;
- 18h30: Classificação sprint;
Sábado, 19 de outubro
- 15h00: Corrida sprint;
- 19h00: Classificação para o GP;
Domingo, 20 de outubro
- 16h00: Grande Prêmio dos Estados Unidos.
A TV Band transmitirá a corrida e a classificação ao vivo na TV aberta, enquanto o canal Bandsports ficará responsável pela exibição dos treinos e da corrida sprint na TV por assinatura.
FÓRMULA 1 – GP DE SÃO PAULO COM O TURISTA FC
O Grande Prêmio de Fórmula 1 de SP 2024 acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de novembro em Interlagos e o seu pacote com ingressos incluídos está garantido conosco! Portanto, prepare-se para três dias de muita emoção, velocidade, networking e interação com a maior base de fãs da Fórmula 1! A saber, a sua procura acaba agora e o nosso pacote é perfeito para você!
Desse modo, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe e consulte os mais diversos valores. Esteja presente na história da Fórmula 1 no Brasil com o Turista FC.
Clique no link abaixo e saiba mais informações:
QUANDO VAI SER O GP DE SÃO PAULO 2024?
A saber, o GP de São Paulo acontece entre os dias 1 e 3 de novembro de 2024, no Autódromo de Interlagos.
QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA A FÓRMULA 1 NO BRASIL?
Setores e valores (ingressos para os três dias, 1º, 2 e 3 de novembro de 2024):
- Setor G: R$ 850 (meia-entrada: R$ 425);
- A: R$ 1.290 (meia-entrada: R$ 645);
- R*: R$ 1.680 (meia-entrada: R$ 840);
- H*: R$ 2.280 (meia-entrada: R$ 1.140);
- M*: R$ 2.880 (meia-entrada: R$ 1.440);
- D**: R$ 3.880;
- B**: R$ 4.290;
- * Arquibancada coberta | ** Arquibancada coberta e alimentação inclusa.
Arquibancadas premium:
- Orange Tree Club: R$ 6.890;
- Pit Stop Club: R$ 8.980.
Área VIP:
- Grand Prix Club: R$ 17.650.
COMO CHEGAR AO LOCAL?
A saber, a melhor opção para chegar ao local é de transporte público. Portanto, usar carros próprios é uma má ideia, visto que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interdita ruas, impede estacionamento e mais.
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias – Instagram, Twitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Por fim, gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Por fim, leia também: Botafogo na Libertadores: veja o histórico do time no torneio