Tudo que você precisa saber sobre o retorno da NFL ao Brasil em 2025, além da expansão dos jogos internacionais da liga.
NFL projeta retorno ao Brasil em 2025 e expande jogos internacionais
A princípio, a NFL segue sua estratégia de expansão global e já planeja seu retorno ao Brasil em 2025. Nesse sentido, o comissário da NFL, Roger Goodell, em entrevista recente à NFL Network, anunciou planos ambiciosos para a próxima temporada – que incluem não apenas novos jogos internacionais, mas também a realização de mais um confronto em território brasileiro. As palavras de Goodell reforçam a intenção de continuar investindo em mercados emergentes para a liga, como o Brasil, e explorar novas localidades na Europa.
NFL planeja oito jogos internacionais em 2025
De acordo com Goodell, a temporada 2025 da NFL deve contar com pelo menos oito jogos fora dos Estados Unidos, marcando um aumento significativo em relação aos últimos anos. A saber, é um reflexo direto do sucesso dos eventos internacionais realizados em 2024, que contaram com jogos em diversos países e uma excelente recepção por parte dos torcedores locais. O comissário destacou que o Brasil se mostrou um mercado promissor e, dessa maneira, está novamente na lista de países que receberão uma partida oficial da liga em 2025.
Goodell comentou durante a entrevista com Colleen Wolfe, da NFL Network, em Munique, pouco antes do confronto entre Carolina Panthers e New York Giants. “Começar no Brasil foi fantástico. São Paulo foi algo novo para nós, e não poderia ter sido melhor. Os times aproveitaram muito”, afirmou.
O interesse da NFL no Brasil
A saber, o Super Bowl de 2023 teve uma audiência fora dos EUA de 56 milhões de pessoas, com 2,5 milhões de telespectadores. Um dos maiores exemplos do potencial do Brasil é que, segundo dados do Ibope, existem 38 milhões de fãs de futebol americano por aqui – 22% são fãs que acompanham tudo da modalidade.
Além disso, um dos motivos de São Paulo vencer a briga com Madri, Barcelona e Rio de Janeiro foi o interesse da liga na cidade – conhecida por receber grandes eventos. Além da cidade contar com a maior rede hoteleira da América Latina, já recebeu eventos como Lollapalooza e The Town. Nesse sentido, a NFL viu em São Paulo uma oportunidade de se conectar com os fãs brasileiros em um local altamente recomendado. E por isso a escolha da Neo Química Arena.
“Apresentamos aos executivos da NFL todos os estádios, centros de treinamento e hotéis. Não é que o MorumBis e o Allianz Parque não pudessem ter o jogo, mas eles gostaram do entorno da Neo Química, na Zona Leste, tem espaço para fazer várias ativações, e também o fato de o metrô descer em frente ao estádio”, explica Pires.
Histórico dos Jogos Internacionais da NFL
A saber, os jogos internacionais da NFL tiveram início em 2007. O primeiro jogo internacional oficial aconteceu no Wembley Stadium, em Londres, em partida entre o Miami Dolphins e o New York Giants. Desde então, a NFL expandiu a lista de países que recebem seus jogos, com Londres como sede frequente e, mais recentemente, a inclusão da Alemanha e do Brasil.
Para a temporada de 2024, o calendário da NFL incluiu cinco jogos internacionais, um dos quais aconteceu no Brasil. A partida entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles aconteceu na Neo Química Arena, em São Paulo, em 6 de setembro de 2024, e marcou um momento histórico para o esporte no país. Os Eagles venceram os Packers por 34 a 29, em um jogo emocionante que atraiu milhares de fãs. O evento foi um sucesso não apenas esportivo, mas econômico, gerando uma movimentação estimada de R$ 328 milhões na economia local.
O objetivo da NFL, dessa maneira, é fazer um movimento realizado já por algumas ligas – como a NBA, por exemplo, que é o melhor exemplo de sucesso deste projeto. Até os anos 80, a liga de basquete norte-americana era, praticamente, desconhecida fora dos EUA. Hoje, é um dos maiores mercados do mundo. Com isso, a liga de futebol americano busca potencializar receitas e cativar mercados interessantes – e um deles, é o Brasil.
ONDE ACOMPANHAR A TEMPORADA 2024/25 DA NFL
Para os fãs que não querem perder nenhum momento da ação, a temporada 2024/25 da NFL terá transmissão em diversas plataformas. A saber, na televisão aberta, a RedeTV! exibirá alguns dos principais jogos da temporada. Na TV por assinatura, por outro lado, os canais ESPN continuarão como a principal casa do futebol americano, oferecendo uma ampla cobertura dos jogos.
Além disso, a CazéTV terá um papel importante nas transmissões dos jogos internacionais, incluindo a histórica partida no Brasil. A CazéTV transmitirá os jogos em suas diversas plataformas, como YouTube, Amazon Prime Video, Twitch e Samsung TV Plus.
Os serviços de streaming também terão destaque nesta temporada. A DAZN e o Prime Video, ambos via NFL Game Pass, oferecerão a transmissão de todos os jogos da temporada. Portanto, permitindo que os fãs assistam a qualquer partida, a qualquer momento. O NFL Game Pass é um serviço pago que oferece cobertura completa da temporada, incluindo todos os jogos ao vivo.
O CAMINHO PARA O SUPER BOWL LIX
Por fim, o Super Bowl LIX acontecerá em 9 de fevereiro de 2025, no Caesars Superdome, em Nova Orleans. A icônica final do futebol americano reúne os campeões da Conferência Americana (AFC) e da Conferência Nacional (NFC) em uma batalha pelo título de campeão da NFL. Com o nível de competição cada vez mais elevado, a temporada 2024/25 promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos, e o caminho para o Super Bowl será cheio de surpresas e reviravoltas.
VIAJE COM A TURISTA FC
A princípio, por sermos amantes dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para algumas das principais competições do mundo, estas com acompanhamento local.
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — Instagram, Twitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Por fim, leia também: Libertadores: quais os times brasileiros com mais títulos?