Tudo que você precisa saber sobre o fim da janela de transferências do futebol brasileiro e os principais movimentos dos clubes.
As transferências do futebol brasileiro
A princípio, nesta segunda-feira (15), a janela de transferências do futebol brasileiro chegou ao fim. Nesse sentido, considerando apenas clubes da primeira divisão do Brasil, o país contou com mais de 100 chegadas de jogadores. Desse modo, de acordo com o levantamento do UOL Esporte, 109 jogadores chegaram nos clubes da Série A. O processo de desligamento é menor, mas ainda chama atenção, visto que 94 atletas deixaram a primeira divisão.
Time que mais se reforçou
A saber, a equipe que mais se reforçou na Série A foi o Atlético-GO, que contou com 11 contratações. Nesse sentido, o Dragão buscou atletas para todas os setores do campo – ataque, meio-campo e defesa. Dessa forma, conta com dois goleiros, zagueiros, lateral, meio-campista e atacante. Veja abaixo os atletas:
- Goleiros: Pedro Paulo e Diego Loureiro;
- Zagueiros: Camatunga, Klaus, Lucas Gazal e Emerson Santos;
- Volantes: Rhaldney e Willian Maranhão;
- Meia-atacante: Kelvin;
- Atacantes: João Peglow e Ricardinho.
Time que menos contratou
Por outro lado, temos o Athletico Paranaense, o time que menos contratou nesta janela. A saber, o Athletico já havia investido bastante na janela de transferências anterior e, desse modo, decidiu poupar esforços dessa vez. O clube contou apenas com duas contratações: Fernandinho e Alex Santana.
Empréstimos
A saber, o modelo de contratação mais utilizado pelos clubes nesta janela de transferências foi o empréstimo. Nesse sentido, foram feitos 41 acordos desta forma – totalizando 37,6%. Além disso, ainda houve 37 acordos em definitivo, considerando compra de direitos ou liberação com contrapartida. Por fim, ainda houveram 31 negociações sem custos.
Time que mais demitiu
Nem só de coisas boas vive o futebol brasileiro. Nesse sentido, o time que mais se desfez de seus jogadores foi o Internacional. Até o momento, 14 jogadores já deixaram a equipe de Mano Menezes. Por outro lado, temos Ceará e Coritiba, que liberaram apenas um jogador, respectivamente.
A busca pela mercado internacional
Apesar da fortificação do mercado nacional, os clubes ainda buscam atrair jogadores do futebol internacional para o Brasil. Nesse sentido, 58,7% das contratações foram com clubes estrangeiros – 64, especificamente. O ranking é liderado pelo Botafogo, que contou com a chegada de nove jogadores vindos de fora do país.
No entanto, mesmo com uma busca grande no mercado internacional, apenas 25 estrangeiros foram contratados pelos times da primeira divisão. O total representa 23% das contratações.
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram, Twitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: NBA Park do Brasil será o maior do mundo