Saiba tudo sobre o novo formato da Copa do Mundo, que contará com 48 equipes, em 12 grupos com quatro seleções e 104 jogos.
O novo formato da Copa do Mundo
Nesta terça-feira (14), a Fifa anunciou o novo formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira com as diversas mudanças propostas pela entidade. Nesse sentido, o Mundial de 2026, realizado na América do Norte, será o primeiro com 48 seleções, divididas em 12 grupos com quatro integrantes cada. A saber, os dois primeiros de cada chave avançam, junto com os oito melhores terceiros colocados. Dessa maneira, a partir daí, as 32 equipes se enfrentam num mata-mata – método já conhecido. Desse modo, com a mudança, os times que avançarem até a semifinal farão oito jogos, em vez dos sete tradicionais.
A princípio, a decisão partiu do Conselho Fifa – instância mais alta da entidade. A reunião, dessa maneira, aconteceu em Kigali, capital da Ruanda, que também será sede do Congresso da Fifa, na próxima quinta-feira (16), quando Gianni Infantino, o presidente da entidade, será reeleito para um novo mandato, até 2027.
Apesar da mudança, esse modelo atual não era o planejado inicialmente pela Fifa. Inicialmente, o formato contaria com 16 grupos com três seleções, com os dois primeiros se classificando para um mata-mata (também com 32 times). Entretanto, a entidade percebeu que o modelo tem problemas, visto que, com três times em um grupo, a última rodada sempre teria um deles em situação favorável. Desse modo, esse cenário permitiria que os dois times em campo fizessem um jogo “combinado”, dependendo dos resultados anteriores.
Além disso, outro fator determinante foi a Copa do Mundo do Catar, que contou com muitas emoções na última rodada da fase de grupos – como a eliminação da Alemanha, por exemplo.
Número de jogos
Além das mudanças já citadas, o formato da Copa do Mundo de 2026 terá outra novidade: o aumento no número de jogos. A princípio, quando a mudança ainda estava em fase inicial, com 16 grupos de três, o número de jogos já havia aumentado de 64 para 80. No entanto, com a mudança atual de 12 grupos de quatro times, o número de partidas sobe ainda mais e vai para 104. Dessa maneira, a Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa vão decidir, em conjunto, como e quando vão realocar as partidas.
Por fim, a Fifa também irá aderir outra mudança: o período de preparação para a Copa será maior do que o de 2022 – quando foi de apenas sete dias. Além disso, o tempo de descanso após o fim do torneio também será maior. Nesse sentido, somados o tempo de preparação, o Mundial em si e o tempo de descanso, a Fifa planeja um período de 56 dias. Dessa maneira, o período é semelhante ao dos mundiais de 2010, 2014 e 2018.
Viaje com a Turista FC
A princípio, por sermos amantes do futebol e dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para alguns dos principais eventos esportivos do mundo, estas com acompanhamento local.
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — Instagram, Twitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Champions League: tudo sobre os jogos desta terça