Tudo que você precisa saber sobre os maiores jogadores da história da Copa América – aqui no Turista FC.
Quais os maiores jogadores da história da Copa América?
A princípio, quando falamos sobre a Copa América, grandes nomes da competição já vem em mente – como Messi, Neymar, Suárez e outros. Mas será que eles estão entre os maiores da competição? Nesse sentido, em 2011, buscando solucionar a questão, Jorge Barraza lança um livro chamado “História da Copa América”, publicado pela Confederação Sul-Americana de Futebol. No livro, que conta sobre a competição, temos o time ideal de todos os tempos da competição. Portanto, confira abaixo o time dos maiores jogadores da história da Copa América.
Goleiro – José Luis Chilavert (Paraguai)
A princípio, um dos goleiros mais emblemáticos do futebol sul-americano na década de 1990: Chilavert. A saber, o goleiro foi eleito o melhor do mundo em sua posição em 1995, 1997 e 1998. Além disso, foi o melhor jogador da América em 1996 e o melhor goleiro da Copa do Mundo de 1998. A saber, é o segundo goleiros com mais gols na história do futebol, com 67 oficiais. É dono do único hat-trick (três gols em um jogo) marcado por um goleiro na história do futebol.
Apesar do grande currículo e da imagem marcante, não possui nenhum título de Copa América.
Defesa
José Nasazzi (Uruguai)
Continuando na defesa, temos José Nasazzi, o primeiro grande jogador da história do Uruguai. O zagueiro possui um currículo incrível com o Uruguai, visto que venceu a Copa América quatro vezes (1923, 1924, 1926 e 1935), a Olímpiadas em duas oportunidades (1924 e 1928) e, por fim, a Copa do Mundo de 1930. Foi um dos maiores jogadores de seu tempo, eleito o 27° maior jogador do século XX, e um dos maiores da história do futebol uruguaio.
A saber, a seleção uruguaia faz parte da história de maneira inusitada, já que “inventou” a volta olímpica logo após as conquistas. A saber, isso aconteceu nos Jogos Olímpicos de 1924, quando o time – após sagrar-se campeão – deu a volta no campo acenando para a torcida.
Elías Figueroa (chile)
O outro zagueiro que aparece por aqui é o lendário Elías Figueroa, que fez história, inclusive, no futebol brasileiro. A saber, Figueroa foi um defensor extremamente técnico, com capacidade de antecipar os movimentos do adversário, desarmando-os sem fazer falta, e imediatamente conduzindo a bola da defesa para o ataque. Além disso, contava com personalidade forte, com uma liderança extrema dentro de campo, o que fez com que se tornasse capitão em todas as equipas onde jogou.
Apesar de ser um dos melhores defensores do último século, não venceu a Copa América.
Héctor Chumpitaz (Peru)
Por fim, o último zagueiro presente na equipe: Héctor Chumpitaz. A saber, o zagueiro é considerado por muito como o melhor da história do Peru em sua posição. Além disso, teve destaque nas Copas do Mundo de 1970 e 1978, chegando nas quartas-de-finais. Por último, mas não menos importante, esteve presente no único título de Copa América do país, em 1975.
Meio-campo – Obdulio Varela
Abrindo o meio-campo, temos Obdulio Varela, o capitão do título mundial de 1950 com o Uruguai, em cima do Brasil – o famoso Maracanaço. O volante era conhecido como um exímio marcador, com uma boa saída de bola. A saber, pela seleção, venceu a Copa do Mundo de 1950 e a Copa América de 1942.
Marco Etcheverry
Preenchendo o meio-campo, temos Marco Etcheverry, boliviano, que jogava como meia. Com a seleção boliviana, foi o líder do título do Campeonato Sul-Americano sub-17, em 1986. Desde essa época, já era visto como um líder da seleção. Mais tarde, já no profissional, alcançou o vice-campeonato da Copa América de 1997, quando perdeu para o Brasil.
Carlos Valderrama
Um dos nomes mais marcantes do futebol sul-americano, Carlos Valderrama é mais uma presença na lista. A saber, Valderrama foi o recordista de participações com a camisa da Seleção da Colômbia, com 111 partidas disputadas – até ser ultrapassado pelo goleiro David Ospina. Além disso, foi o capitão da Colômbia nas Copas de 1990, 1994 e 1998. Na Copa América, amargou com o terceiro lugar em quatro oportunidades: 1987, 1993, 1995. Apesar de não possuir títulos, foi eleito o Melhor Jogador da competição de 1987.
Com um estilo de jogo muito elegante e divertido, em diversos momentos foi comparado ao “Joga Bonito” do futebol brasileiro.
Maradona
Por fim, fechando os meio-campistas, temos Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores de todos os tempos. A saber, com a seleção argentina, Maradona não conquistou a Copa América, mas fez história na Copa de 86, quando venceu o título mundial na maior atuação de um jogador na história do torneio.
A saber, Maradona foi um dos melhores “camisa 10” da história e merece estar na lista, mesmo sem ter conquistado o torneio.
Ataque – Di Stéfano
Começando no ataque, temos Di Stéfano, uma das maiores lendas da história do futebol. A saber, atuou poucas vezes com a seleção argentina, mas foi o bastante para fazer história. Em sua única participação, na Copa América de 1947, marcou seis gols em seis jogos e saiu campeão.
Alberto Spencer
Além de Di Stéfano, outro nome que aparece por aqui é o de Alberto Spencer, membro da única equipe equatoriana que conquistou o quarto lugar na Copa. Nesse sentido, Spencer foi uma das figuras mais emblemáticas do futebol sul-americano e um dos 20 melhores jogadores do continente, segundo o IFFHS. É o maior artilheiro da história da Libertadores da América, com 54 gols em 87 jogos.
Pelé
Por fim, o último da lista (e que não poderia ficar de fora): Pelé, o maior nome de seleções de todos os tempos. O Rei fez história com a seleção brasileira, visto que é o único a conquistar três títulos de Copa do Mundo como jogador, além de ter sido eleito o melhor jogador do século XX. No entanto, não venceu nenhum título de Copa América – o que não é motivo para tirá-lo da lista. Apesar de não ter vencido, foi eleito o melhor jogador na edição de 1959, quando marcou incríveis 9 gols no torneio.
Seleção dos maiores jogadores da Copa AMérica pela CONMEBOL
- Chilavert (Paraguai);
- José Nasazzi (Uruguai);
- Elías Figueroa (Chile);
- Héctor Chumpitaz (Peru);
- Obdulio Varela (Uruguai);
- Marco Etcheverry (Bolívia);
- Carlos Valderrama (Colômbia);
- Maradona (Argentina);
- Di Stéfano (Argentina);
- Alberto Spencer (Equador);
- Pelé (Brasil).
PACOTE COPA AMÉRICA 2024 COM O TURISTA FC
Por fim, acompanhando o Brasil, o Turista FC estará na Copa América 2024, que acontecerá nos Estados Unidos. Além disso, estamos trabalhando com ingressos para os jogos da seleção brasileira, sempre com condições favoráveis. Portanto, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe e consulte os mais diversos valores. Esteja presenta na história da nova era da seleção brasileira, com Endrick, Dorival Jr. e companhia!
Clique no link abaixo e saiba mais informações:
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias – Instagram, Twitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Espanha x Brasil: saiba tudo sobre o último amistoso da seleção