Tudo que você precisa saber sobre a Copa Intercontinental 2024, torneio criado para substituir o Mundial de Clubes.
Copa Intercontinental 2024; entenda
A princípio, a Copa Intercontinental 2024 marca uma nova fase para o futebol mundial, com a Fifa introduzindo um formato atualizado para um torneio que será disputado anualmente. Anunciada em dezembro de 2023, a competição surge como uma evolução do Mundial de Clubes, visto que traz mudanças importantes no formato e na frequência do torneio. Ao mesmo tempo, a entidade máxima do futebol já planeja um novo Mundial de Clubes – realizado a cada quatro anos, com a primeira edição programada para 2025.
Portanto, se você quer saber tudo sobre essa nova competição, continue lendo e entenda todos os detalhes da Copa Intercontinental 2024.
A Nova Fórmula: Copa Intercontinental e Mundial de Clubes
A saber, com a reformulação dos torneios internacionais de clubes, a Fifa estabeleceu duas grandes competições globais. De um lado, a Copa Intercontinental será disputada anualmente, começando já em 2024, e contará com os campeões continentais de cada ano, mantendo um formato semelhante ao atual Mundial de Clubes. Por outro lado, a nova versão do Mundial de Clubes, que terá 32 equipes, será realizada a cada quatro anos, com a primeira edição marcada para 2025.
A grande diferença entre esses dois torneios está no formato e na abrangência. Enquanto o Mundial de Clubes reunirá os melhores times do mundo em uma competição de grande escala, a Copa Intercontinental mantém um perfil mais enxuto, com foco nos campeões de cada continente.
Formato da Copa Intercontinental 2024
A Copa Intercontinental 2024 seguirá um formato simples e competitivo, com três fases principais:
Fase 1: Confrontos Continentais
A primeira fase da Copa Intercontinental será dividida em duas chaves:
- Chave 1: Times das confederações da África, Ásia e Oceania.
- O time campeão da Oceania enfrenta um campeão africano ou asiático em jogo único. Nesse sentido, o vencedor deste confronto visita o time que ficou na espera para decidir o ganhador da chave.
- O mando de campo será alternado ano a ano. Se em 2024 o campeão africano recebe o time da Oceania, em 2025, o time da Oceania visita o representante asiático.
- Chave 2: Campeões da América Latina e do Norte.
- O campeão da Conmebol Libertadores enfrenta o vencedor da Concacaf Champions League em jogo único. O mando de campo, dessa maneira, será decidido por sorteio e, a partir de 2025, será alternado entre as confederações.
Fase 2: Playoff
Logo após, os vencedores de cada chave da fase 1 se enfrentam em campo neutro, em um jogo único. Em 2024, essa partida acontecerá no dia 14 de dezembro. O vencedor do playoff, portanto, avança para a grande final contra o campeão da UEFA Champions League.
Fase 3: A Grande Final
Por fim, a final da Copa Intercontinental 2024 acontecerá no dia 18 de dezembro, em campo neutro. O confronto será entre o campeão europeu, já classificado para essa fase, e o vencedor da Fase 2. Este modelo, dessa maneira, garante que a final sempre envolva o campeão da Uefa Champions League, garantindo um espetáculo com um dos melhores times da Europa.
Participantes da Copa Intercontinental 2024
A edição inaugural da Copa Intercontinental contará com seis times, campeões dos principais torneios continentais de 2024. Entre os participantes, estão confirmados:
- Al-Ain — Campeão da Champions League Asiática 2023/24;
- Auckland City — Campeão da Champions League da Oceania 2024;
- Al-Ahly — Campeão da Liga dos Campeões da África 2023/24;
- Pachuca — Campeão da Copa dos Campeões da Concacaf 2024;
- Real Madrid — Campeão da Uefa Champions League 2023/24;
- Indefinido — Campeão da Conmebol Libertadores 2024.
A saber, na primeira partida, o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, já garantiu sua vaga na próxima etapa ao vencer o Auckland City, da Nova Zelândia, por 6 a 2, em uma partida no estádio Hazza Bin Zayed, em Abu Dhabi. Dessa maneira, o Al-Ain se prepara para enfrentar o Al-Ahly, do Egito, no dia 29 de outubro.
O vencedor desse confronto enfrentará o campeão da Libertadores 2024 ou o Pachuca, do México, para definir o representante que chegará à final contra o Real Madrid.
Jogos Finais em Doha
Por fim, os três últimos jogos da Copa Intercontinental 2024 acontecerão em Doha, no Catar – local que tem se destacado como palco de grandes eventos esportivos, incluindo a última edição da Copa do Mundo de Futebol. A final entre o vencedor da Fase 2 e o Real Madrid será um dos eventos mais aguardados do ano. O time espanhol, que conquistou a Champions League de 2023/24, chega como favorito e terá a chance de conquistar mais um título mundial em seu currículo.
Um Torneio com Inovação
A saber, a nova Copa Intercontinental pode trazer à memória dos torcedores o formato tradicional da competição, que colocava frente a frente os campeões da Europa e da América do Sul em uma decisão mundial. Entretanto, a versão atualizada da Fifa busca envolver mais continentes e proporcionar confrontos mais equilibrados – ao mesmo tempo que mantém a tradição de coroar o melhor time do mundo.
Dessa maneira, com a introdução do formato de playoffs e a garantia de uma final com o campeão da Champions League, a Copa Intercontinental 2024 promete ser um torneio emocionante, com grandes clubes competindo em partidas decisivas.
QUAL O FORMATO DO MUNDIAL DE CLUBES 2025?
A saber, a competição acontecerá nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho. Nesse sentido, serão oito grupos com quatro times cada e um único turno. Logo após, os dois melhores se classificam para as oitavas de final. O mata-mata é em jogo único e não haverá disputa de terceiro lugar. O Mundial de Clubes de 2025 possui o limite de dois representantes por país – a não ser que eles tenham vaga por serem campeões continentais. Um exemplo disso é o Brasil, que conta com Palmeiras, Flamengo e Fluminense já confirmados por vencerem a Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
CONFIRA OS TIMES JÁ CLASSIFICADOS:
- Palmeiras (Brasil): campeão da Libertadores 2021;
- Flamengo (Brasil): campeão da Libertadores 2022;
- Fluminense (Brasil): campeões da Libertadores 2023;
- Chelsea (Inglaterra): campeão da Champions League 2020/2021;
- Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League 2021/2022;
- Manchester City (Inglaterra): campeão da Champions League 2022/2023;
- Bayern de Munique (Alemanha): via ranking da Europa;
- Borussia Dortmund (Alemanha): via ranking da Europa;
- Paris Saint-Germain (França): via ranking da Europa;
- Inter de Milão (Itália): via ranking da Europa;
- Juventus (Itália): via ranking da Europa;
- Porto (Portugal): via ranking da Europa;
- Benfica (Portugal): via ranking da Europa;
- Atlético de Madrid (Espanha): via ranking da Europa;
- RB Salzburg (Áustria): via ranking da Europa;
- Al-Hilal (Arábia Saudita): campeão da Champions League da Ásia de 2021;
- Urawa Red Diamonds (Japão): campeão da Champions League da Ásia de 2022/23;
- Al Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021;
- Wydad Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022;
- Monterrey (México): campeão da Concachampions de 2021;
- Seattle Sounders (Estados Unidos): campeão da Concachampions de 2022;
- León (México): campeão da Concachampions de 2023;
- Auckland City (Nova Zelândia): campeão da Champions League da Oceania mais bem ranqueado;
- Mamelodi Sundowns (África do Sul): via ranking da África;
- Espérance (Tunísia): via ranking da África;
- Ulsan (Coreia do Sul): via ranking da Ásia;
- River Plate (Argentina): via ranking da Conmebol;
- Al Ain (Emirados Árabes): campeão da Champions League da Ásia de 2023/24;
- Pachuca (México) – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2024.
MUNDIAL DE CLUBES 2025 COM O TURISTA FC
A princípio, por sermos amantes do futebol e dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para algumas das principais competições do mundo, estas com acompanhamento local.
Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — Instagram, Twitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Jogos Olímpicos: quando foi a primeira participação do Brasil?