Olimpíadas em Tóquio 2020 já tem data definida!

Olimpíadas

O Comitê Olímpico Internacional (COI), o comitê Paralímpico Internacional (IPC), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio e o Governo do Japão hoje acordaram novas datas para as Olímpiadas de Tóquio 2020, que será celebrado de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.Eles também concordaram em novas datas para os jogos paralímpicos, que serão celebrados de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

As principais lideranças responsáveis se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI Thomas Bach, do presidente de Tóquio 2020 Mori Yoshiro, do governador de Tóquio Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, e concordaram com o novo cronograma.

Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI em 17 de março de 2020 e confirmados em sua reunião de hoje. Estes foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas Internacionais de Verão (FIs) e todos os Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs):

  1. Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19.
  2. Proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico.
  3. O calendário internacional de esportes global.

Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Jogos Olímpicos: 24 de julho a 9 de agosto de 2020 e Jogos Paraolímpicos: 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.

Em uma teleconferência na terça-feira, 24 de março de 2020, com base nas informações fornecidas pela OMS na época, o presidente do COI Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês Abe Shinzō concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e o mais tardar no verão de 2021. O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade de sediar esses Jogos de sucesso. Ao mesmo tempo, o presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou o compromisso total do COI com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Após a decisão de hoje, o Presidente do COI disse: “Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”

Andrew Parsons, presidente do IPC, comentou: “É uma notícia fantástica podermos encontrar novas datas tão rapidamente para os Jogos de Tóquio 2020. As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e algo para o qual aguardamos ansiosamente o mundo inteiro. Quando os Jogos Paraolímpicos ocorrerem em Tóquio no próximo ano, eles serão uma exibição extra-especial da humanidade, unindo-se como uma única, uma celebração global da resiliência humana e uma sensacional mostra de esporte. Com os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 a 512 dias, a prioridade para todos os envolvidos no Movimento Paraolímpico deve ser o de manter a segurança com seus amigos e familiares durante este período sem precedentes e difíceis. ”

O Presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, disse: “O Presidente do COI Thomas Bach e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram uma teleconferência hoje para discutir em detalhes as datas revisadas dos Jogos de Tóquio 2020. O ministro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Hashimoto Seiko, e o governador de Tóquio, Koike Yuriko, participaram da convocação. Propus que os Jogos fossem sediados entre julho e agosto de 2021 e realmente aprecio o fato de o Presidente Bach, depois de discutir essa proposta com as várias federações esportivas internacionais e outras organizações relacionadas, ter aceitado minha proposta. É necessário um certo período de tempo para a seleção e qualificação dos atletas e para seu treinamento e preparação, e o consenso foi de que seria preferível a realização dos Jogos remarcados durante as férias de verão no Japão. Em termos de transporte, organização de voluntários e fornecimento de ingressos para aqueles no Japão e no exterior, além de permitir a situação do COVID-19, achamos que seria melhor reprogramar os Jogos para um ano depois do planejado, no verão de 2021. Não obstante o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos pela primeira vez na história e várias outras questões que já foram destacadas, a programação do evento é a pedra angular dos preparativos futuros, e estou convencido de que tomar essa decisão prontamente ajudar a acelerar os preparativos futuros. Gostaria de agradecer a todas as partes interessadas, incluindo a cidade anfitriã, Tóquio e o Governo do Japão, pelo trabalho árduo durante esse curto período. O Comitê Organizador de Tóquio 2020 continuará trabalhando duro para o sucesso dos Jogos do ano que vem. ”

O governador Koike Yuriko disse: “Considerando o surto global de coronavírus, precisamos de um certo prazo antes de nos prepararmos totalmente para a entrega de jogos seguros e protegidos para os atletas e espectadores. Além disso, a preparação para as novas datas ocorrerá sem problemas, pois as datas coincidem com o mesmo período das datas originais da competição, correspondendo a emissão de bilhetes, equipe do local, voluntários e transporte. Portanto, acredito que celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em 23 de julho de 2021 é o ideal. Os atletas, voluntários, portadores da tocha e governos municipais locais se preocuparam com a situação. Como agora temos novas datas concretas a serem buscadas, o Governo Metropolitano de Tóquio comprometerá todos os seus recursos e trabalhará em estreita colaboração com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo nacional e outras partes interessadas para se preparar totalmente para a entrega de Jogos seguros e protegidos. . ”

Foi confirmado anteriormente que todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas. Isso é resultado do fato de que esses Jogos Olímpicos de Tóquio, de acordo com o Japão, continuarão sendo os Jogos da XXXII Olimpíada.

O Comitê Olímpico Internacional é uma organização internacional independente, sem fins lucrativos, formada por voluntários, comprometida em construir um mundo melhor através do esporte. Redistribui mais de 90% de sua renda ao movimento esportivo mais amplo, o que significa que todos os dias o equivalente a 3,4 milhões de dólares norte-americanos é destinado a ajudar atletas e organizações esportivas em todos os níveis do mundo.

Fonte: https://www.olympic.org/news/ioc-ipc-tokyo-2020-organising-committee-and-tokyo-metropolitan-government-announce-new-dates-for-the-olympic-and-paralympic-games-tokyo-2020